Cetoprofeno: Pra que serve, Indicações e Efeitos colaterais
Conteúdo deste Artigo
Cetoprofeno: Pra que serve, Indicações e Efeitos colaterais
O Cetoprofeno, também conhecido pelo nome comercial Profenid, é um anti-inflamatório, analgésico e também antitérmico, muito indicado para tratamento de dores, traumatismos, inflamações e problemas reumáticos.
Seu principio ativo é o cetoprofeno, e é totalmente absorvido pelo organismo, não deixando nenhum resquício.
Mas, é preciso muito cuidado ao iniciar o tratamento com ele, pois, como é um analgésico, tem como principal função diminuir a dor, sendo assim, há o risco de ocultar os sinais de uma possível infecção.
Por isso, vale mais uma vez ressaltar a importância de só usar um medicamento com a indicação e supervisão de um médico especializado, só ele poderá analisar seu quadro e definir a dosagem, quantidade e tempo que deve ser respeitado.
Vale levar em conta, também, que alguns remédios podem trazer sérios efeitos colaterais e podem, até mesmo, ter contraindicação em alguns casos.
No geral, o cetoprofeno pode ser receitado para tratar qualquer tipo de dor, e isso porque quando consumido na quantidade ideal e definida pelo médico, funciona efetivamente durante o tratamento realizado.
Para que serve
Como já foi dito, o cetoprofeno é um analgésico, um medicamento indicado para dores em geral, que possui, também, capacidade anti-inflamatória, além de, também, reações antitérmicas, que ajudam a controlar a temperatura corporal.
Dessa forma, Cetoprofeno possui efeito antitérmico, agindo contra risco de toxicidade de vírus ou possíveis bactérias no organismo.
Cetoprofeno alivia as inflamações, e isso por inibir a agregação plaquetária, impedindo que as plaquetas se unam umas as outras, diminuindo, assim, o risco de desenvolver mais doenças, ou correr o risco de sangramentos, dor de cabeça e muito mais.
Cetoprofeno é indicado, geralmente, para tratar os seguintes problemas:
- Processos reumáticos, como artrite;
- Gota;
- Lombalgia;
- Nevralgias caervicobranquial, dor que vai do pescoço até a ponta dos dedos;
- Lúpus eritematoso sistêmico, quando o próprio organismo ataca os tecidos do corpo;
- Reumatismo psoriático, inflamação nas articulações;
- Osteoartrites, quando o tecido flexível da extremidade dos ossos acaba se desgastando;
- Bursite, inflamação na bursa;
- Sinovites, inflamação dos tecidos das articulações;
- Tendinites;
- Cervicalgia;
- Lesões traumáticas, como fraturas e luxações.
- Podemos encontrar o cetoprofeno em duas formas: a líquida e por meio de comprimidos, os remédios no mercado que apresentam em sua fórmula o cetoprofeno são: Bi Profenid, Ceprofen, Flamador, Artrosil e o Artrinid.
Contraindicações de Cetoprofeno
Vale lembrar que, por mais eficaz que o Cetoprofeno seja, não é recomendado ingerir o medicamento sem a prescrição de um médico, isso porque, como já foi dito, como qualquer outro remédio, ele pode apresentar algumas contraindicações e provocar reações adversas.
Pessoas para as quais o uso de Cetoprofeno não é indicado, são:
- Menores de 15 anos;
- Gestantes e lactantes;
- Idosos ou pessoas com insuficiência cardíaca;
- Pacientes que possuam sensibilidade ao cetoprofeno, ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios similares;
- Pacientes com úlcera gastroduodenal em evolução;
- Pacientes com insuficiência renal grave ou insuficiência hepatocelular grave;
- Pessoas que sofrem de problemas como: anemia, disfunção hepática, asma, função cardíaca comprometida, úlcera péptica, hipertensão, disfunção renal, hemofilia e outros problemas hemorrágicos, colite ulcerativa e sintomas de broncoespasmo também não devem ingerir o medicamento.
E mais, durante o tratamento com Cetoprofeno, não se deve fazer uso de bebidas alcoólicas.
Também não é recomendado o uso de Cetoprofeno em pacientes que estão tentando engravidar, ou em tratamento para o mesmo.
Ainda é preciso ter muita atenção com o uso de Cetoprofeno nos casos de:
- Batimentos cardíacos alterados
- Casos de derrame
- Colesterol alto
- Fumantes
- Problemas arteriais
- Problemas com o fluxo do coração no sangue
- Pressão descontrolada (alta ou baixa)
- Problemas de diabetes
- Triglicérides
E mais, o uso de Cetoprofeno pode alterar a capacidade de atenção e também ter o efeito de sonolência, vertigem e em alguns casos convulsão. Por isso, deve-se ter cuidado ao controlar máquinas e dirigir.
[button-green url=”https://www.sosdoutor.com.br/cetorpofeno-onofre” target=”_blank” position=”center”]COMPRAR NA ONOFRE[/button-green]
Efeitos Colaterais
Como qualquer medicamento, há casos relatados de efeitos colaterais em algumas pessoas. Por isso, atenção, caso perceba qualquer reação inesperada é necessário suspender a ingestão do medicamento, imediatamente, e consultar seu médico.
Os efeitos colaterais mais comuns são:
- Visão alterada
- Sono em excesso
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Dormência dos membros
- Coceira
- Zumbido
- Problema pulmonar (asma)
- Inchaço
Pode haver efeitos como esses citados acima, ou pode haver reações diferentes, ainda mais graves, tais como:
- Reações de alergia na pele;
- Efeitos do sistema nervoso central, como tonturas, vertigens, sonolência e dores de cabeça;
- Distúrbios do humor, parestesias e também convulsões;
- Manifestações gastrintestinais, como desconforto, náusea acompanhada ou não de vômitos, constipação, diarreia e ainda dor epigástrica. Em alguns casos é possível causar, até mesmo, hemorragia digestiva e ulceração gastroduodenal;
- Reações de hipersensibilidade dermatológicas, como erupção cutânea, prurido e entre outras.
- Reações de hipersensibilidade respiratória, como crise de asma, angioedema e choque anafilático;
- Sangramento gastrointestinais.
Mas, claro, vale deixar claro que nem todas as pessoas apresentam esses efeitos, na verdade, a maioria, não apresenta nenhum, algumas um ou outro, mas, seja como for, em qualquer um desses casos, é preciso suspender, imediatamente, o uso do medicamento e procurar seu médico.
Superdosagem
Em casos de superdosagem do medicamento, ou seja, ingestão muito maior que a indicada, podem surgir sintomas como:
- Cansaço extremo
- Desconforto estomacal (dores)
- Lentidão
- Náusea
- Sono em excesso
- Vômito
Assim, caso perceba qualquer alteração, a indicação, portanto, é procurar ajuda médica o mais rápido possível, levando o medicamento e sua bula para maiores esclarecimentos.
Posologia
Existem 3 formas de ingerir o Cetoprofeno:
- Cápsulas;
- Comprimidos revestidos;
- Solução oral;
- Gel;
- Injetável.
Geralmente, as cápsulas de cetoprofeno são receitadas de duas formas, 2 cápsulas, 2 vezes ao dia após as principais refeições, ou ainda 1 cápsula 3 vezes ao dia, também após as principais refeições, só o médico poderá indicar a melhor forma de uso para o seu caso.
Já os comprimidos revestidos são geralmente receitados entre 150 e 200 mg ao dia, que costuma ser dividida em duas doses. Se o caso for grave, o médico poderá receitar até 300 mg de cetoprofeno em comprimidos revestidos por dia, mas é preciso cuidado, pois essa é a dose diária máxima permitida, por isso, nunca é demais lembrar que automedicação é perigosa e deve-se sempre tomar qualquer medicamento com a supervisão de um profissional.
O cetoprofeno em cápsulas e comprimidos não devem ser administrados por crianças menores de 15 anos, nesses casos, geralmente, o indicado é a solução em gotas.
A solução oral, para crianças com mais de 1 ano a posologia correta é 1 gota por cada quilo de peso, a cada 6 ou 8 horas, dependendo, claro, da indicação médica.
Já, a versão em gel de cetoprofeno é de administração tópica e deve ser aplicada diretamente sobre o local inflamado, ou dolorido, de 2 a 3 vezes por dia, realizando uma leve massagem.
Essa versão de cetoprofeno, injetável, é de administração unicamente intramuscular e a deve ser feita bem profundamente, sem que haja a mistura com outros medicamentos na mesma seringa. A posologia é de 1 ampola, via intramuscular, por 2 ou 3 vezes ao dia, ou de acordo com o critério do médico.
Seja qual for a forma de cetoprofeno ingerida, é preciso cuidado para não ultrapassar a posologia receitada pelo médico. Como já foi dito, a superdosagem pode levar a problemas sérios, e, caso aconteça, é preciso que o paciente suspenda a medicação e seja levado ao médico o mais rápido possível para uma lavagem gástrica. Vale saber que a superdosagem pode atrapalhar a função renal.
E mais, nunca use Cetoprofeno, ou qualquer outro medicamento, se estiver com a data de validade vencida, datas de fabricação e validade pode ser consultada na própria embalagem.
Gravidez e amamentação
Não foi avaliada a segurança de Cetoprofeno durante o 1º e 2º trimestre de gestação, por isso seu uso deve ser evitado. E mais, medicamentos inibidores da síntese de prostaglandinas, tal como Cetoprofeno, podem induzir uma toxicidade renal e cardiopulmonar no feto, ainda, no fim da gestação pode ocorrer um aumento do tempo de sangramento do feto e da mãe. Por isso, é contraindicado também no terceiro trimestre.
Não existem dados suficientes sobre a excreção dessa substância no leite materno e, por isso, não é recomendado durante a amamentação.
Nunca faça uso de medicamentos sem que haja conhecimento médico visto que pode trazer riscos à saúde.
[button-green url=”https://www.sosdoutor.com.br/cetorpofeno-onofre” target=”_blank” position=”center”]COMPRAR NA ONOFRE[/button-green]
[kkstarratings]