Cefalexina – Para que serve? Como tomar esse medicamento?
Conteúdo deste Artigo
Cefalexina –Para que serve? Como tomar esse medicamento? Efeitos colaterais
Com certeza, em algum momento, você já deve ter ouvido falar em cefalexina, e se ainda não ouviu, vale saber que é um antibiótico muito indicado para tratar vários problemas, desde bactérias comuns, até infecções de pele, faringite, cistite, furúnculos, celulite, erisipela, entre outras infecções.
Por isso, se ainda não conhecia, vale saber um pouco sobre ele, seus efeitos, preço, forma de uso e qualquer dúvida à respeito desse medicamento receitado pelos médicos, em geral.
Pertencente a família das cefalosporinas e parente próxima da penicilina, a cefalexina é muito eficiente para tratar pequenas infecções do corpo, por isso, é considerada um antibiótico, portanto, precisa de receita para ser comprada em farmácias.
Indicada em casos de doenças cujas causas sejam bacterianas, não virais, por isso, a cefalexina é muito receitada, também, em períodos que antecedam cirurgias, já que pode ajudar a evitar ou prevenir possíveis infecções pós operatórias, se tomada 48 horas antes.
Para que serve a cefalexina?
Como já foi dito, a cefalexina é um antibiótico muito receitado em casos onde há infecções na pele e nas mucosas, também no tratamento de furúnculos, celulite, erisipela, faringite, cistite, entre tantas outras enfermidades.
Mas atenção, embora a cefalexina seja muito eficiente no tratamento das doenças acima citadas, ela não é indicada para tratar algumas doenças específicas e graves, como: a influenza A (H1N1) e nem meningite. E mais, antes de usar cefalexina, é indicado que sejam feitos alguns testes de sensibilidade renal.
No geral, a cefalexina é um antibiótico muito utilizado, justamente, por não apresentar efeitos colaterais muito sérios, além claro, de resolver pequenas infecções de uma forma rápida e com extrema eficiência.
Vale lembrar que a cefalexina costuma ser recomendada, também, em muitos pré-operatórios, já que previne o aparecimento de possíveis infecções após os procedimentos cirúrgicos. Ou seja, além de tratar, cefalexina pode ser usada para prevenir!
Como tomar cefalexina?
Certamente, cada caso é um caso e exige uma forma distinta de tratamento ao utilizar cefalexina, porém, é o médico que define, embora na própria bula do remédio seja possível verificar algumas informações sobre a forma de tomar o medicamento.
É possível encontrar cefalexina nas nas versões de comprimidos de 250mg, 500mg e 1g, e quanto à dosagem correta, elas podem variar de 1 a 4 gramas por dia, claro, dependendo da doença e do seu estágio, podendo ser tomada de 12 em 12 horas, 8 em 8 horas, ou até de 6 em 6 horas, obedecendo, sempre, a indicação de seu médico.
Vale saber que, caso tome o medicamento acima de 4 gramas, é indicado que ele seja na versão injetável, nas doses corretas.
Crianças deve, normalmente, fazer uso do medicamento na dosagem de 25 a 50mg por quilo, porém, claro, com a devida supervisão e indicação de um pediatra, pois só ele poderá definir o que é melhor para cada caso.
Efeitos colaterais de cefalexina
Assim, como todo medicamento, cefalexina, também, possui efeitos colaterais, por isso, só use o medicamento com indicação médica.
Embora, como qualquer antibiótico, a cefalexina possa causar efeitos próprios de remédios que eliminam bactérias do corpo humano, o medicamento possui as suas próprias reações adversas. Entre os efeitos colaterais mais relatados pelos pacientes, podemos citar:
- Diarreia;
- Dor no estômago;
- Enjoos;
- Vômitos.
E em casos mais graves, embora raros, também foram relatados candidíase vaginal, inflamação no intestino, hepatite e reações alérgicas.
Por isso, no caso de perceber qualquer reação anormal no seu corpo, a indicação é que procure seu médico o mais rápido possível, já que um simples efeito pode resultar em um problema mais sério.
E mais, antes de usar cefalexina, procure sempre informar seu médico se tem alguma doença, se toma algum medicamento ou tem algum problema de saúde, se está grávida, se tem alguma alergia, ou outra informação relevante para que o medicamento não cause algum efeito colateral.
Contraindicações
Como já foi dito, cefalexina é um antibiótico e, por isso, existem algumas contra indicações que devem ser respeitadas para não haver nenhum risco de efeito colateral ou alguma reação grave. Nesse sentido, vale saber que pacientes com insuficiência renal precisam ter uma dose ajustada para evitar a intoxicação pelo uso de cefelexina.
Os alérgicos à penicilina também devem evitar o uso desse antibiótico, embora, nem todos que possuem a alergia apresentem, necessariamente, reações alérgicas a cefalosporinas.
Já, no caso de mulheres grávidas, elas até podem tomar a cefalexina, porém, somente com a indicação médica.
E lactantes, ou seja, mulheres que estejam amamentando, precisam levar em conta que um pouco do medicamento ficará presente no leite, ou seja, um pouco do medicamento será passado para o bebê. Porém, após 8 horas da dose tomada não há mais registro da substância no leite, até a próxima ingestão de cefalexina, o que quer dizer que isso deve ser bem conversado com o médico, de repente, até a possibilidade da opção por um outro tratamento.
E quem faz o uso de anticoncepcionais, pode tomar cefalexina sem medo, pois não há registros de que o medicamento tenha cortado ou reduzido o efeito hormonal.
Composição de cefalexina
A cefalexina contém os seguintes ingredientes em sua composição:
- 250 mg de cefalexina monoidratada (263 mg);
- 500 mg de cefalexina monoidratada (526 mg);
- Aroma de abacaxi e limão;
- Butilparabeno;
- Corante amarelo crepúsculo;
- Cloreto de sódio;
- Crospovidona;
- Dióxido de silício;
- Estearato de alumínio;
- Lectina de soja;
- Óleo de rícino hidrogenado;
- Etoxilado;
- Sacarose;
- Sucralose;
- Vanilina;
- Triglicerídeos de ácidos cáprico e caprílico.
Medicamentos à base de cefalexina
E são muitas as opções de medicamentos à base da cefalexina, confira abaixo alguns fáceis de encontrar nas principais drogarias:
- Betacef;
- Cefaben;
- Cefacimed;
- Cefagel;
- Cefagran;
- Cefalexan;
- Cefanal;
- Cefaxon;
- Ceflexin;
- Ceporexin;
- Kefalexina;
- Keflex;
- Keforal
- Neo Ceflex.
Precisa de receita?
A resposta é SIM. Como qualquer outro antibiótico, a cefalexina precisa, sim, de receita para ser comprada.
Preço da cefalexina
A cefalexina pode ser encontrada nas versões comprimidos e xarope, e em diferentes valores, dependendo do estabelecimento, mas, de uma forma geral, pode ser encontrado nos valores que vão desde R$ 13,00 até R$ 54,00, dependendo do laboratório e do estabelecimento que o comercializarem.
Por fim, vale ressaltar que como qualquer antibiótico, a cefalexina não pode ser tomada sem prescrição médica. Sendo um antibiótico é preciso de receita para adquiri-lo.
Aliás, se automedicar é muito perigoso, sempre pergunte a um profissional se determinado remédio é indicado para você e o seu problema.