Bolhas: como elas se desenvolvem e como evitá-las
Conteúdo deste Artigo
Bolhas – seja no calcanhar, na planta do pé ou nos dedos dos pés – podem tornar insuportáveis qualquer caminhada, corrida ou passeio de montanha.
Mas como eles se formam e como as bolhas podem ser evitadas? Veja abaixo dicas para evitar o pior.
Todo mundo sabe disso: você ignora a leve fricção de seus pés até que cada passo se torne cada vez mais desconfortável.
No final, a dor é quase insuportável. Estamos falando de bolhas. Mas quais são as causas das bolhas nos pés? Como eles são formados? E como você pode evitá-los antes que eles surjam?
Breve base para a pele
Nossa pele consiste em várias camadas, que normalmente são interligadas por estruturas finas. A pele superior (epiderme), que também inclui a córnea, situa-se muito superficialmente.
Abaixo está a derme (derme), que contém as raízes do cabelo e as glândulas sudoríparas, entre outras coisas. A camada mais baixa, que ainda faz parte da pele, é a chamada hipoderme, que contém os vasos sanguíneos, entre outras coisas.
Como as bolhas são formadas?
Sempre que algo se esfrega repetidamente, as chamadas forças de cisalhamento agem na pele. O entrelaçamento entre as camadas da pele se solta depois de um tempo e o fluido tecidual flui para a cavidade recém-criada. Quando as camadas mais profundas da pele se desprendem, o sangue também pode fluir.
Por um lado, isso é inteligente porque o líquido agora protege as camadas mais profundas da pele de uma pressão ainda maior, por outro lado, a pressão no tecido é aumentada. Isso ativa as células de dor muito sensíveis. E então o sinal “dor” é passado para o cérebro através dos tratos nervosos sensíveis.
Prevenção de bolhas ao caminhar: medidas profiláticas
Como você pode evitar bolhas? O princípio é simples – a implementação pode ser mais difícil. Trata-se de evitar qualquer forma de atrito nos pés durante corridas longas.
Isso pode ser mais fácil ou mais difícil dependendo da sua predisposição pessoal e da “estrutura” dos seus pés. Abaixo estão dicas e truques que podem ajudar a prevenir bolhas e pés doloridos.
1. Calçado apropriado
A mais importante de todas as regras: Preste sempre atenção aos sapatos bons, adequados. Aqui vale a pena investir um pouco mais de dinheiro para que você tenha um sapato que realmente caiba perfeitamente no seu pé.
Se houver problemas nos pés, uma palmilha ajustada individualmente pode ser uma vantagem. Os sapatos femininos devem ter um ajuste firme, especialmente no calcanhar, e não devem escorregar ao correr e principalmente ao subir ladeiras.
Ao amarrar, certifique-se de que o calcanhar esteja onde deveria estar. Se necessário, você deve parar e amarrar várias vezes. Sapatos novos, especialmente aqueles feitos de materiais sintéticos, devem sempre ser amaciados antes de passeios mais longos.
Caso contrário, aplica-se o seguinte: experimente e escolha a bota de montanha individual no tamanho certo. O guia de tamanhos de sapatos irá ajudá-lo a escolher o seu tamanho.
2. As meias certas
Como camada intermediária entre o sapato e o pé, as meias esportivas têm uma função importante na prevenção de bolhas. Servem de acolchoamento e mantêm o pé seco. As meias devem caber perfeitamente em termos de tamanho e não devem enrugar.
Além disso, certifique-se de absorver bem o suor – especialmente com sapatos impermeáveis. Meias de lã são uma boa escolha, pois podem absorver muita umidade e ainda parecer secos. Meias de algodão definitivamente devem ser evitadas ao caminhar.
Eles perdem a forma quando molhados e grudam na pele. O uso de meias mais grossas ou mais finas depende da área de uso, temperatura e sabor e deve ser testado em caso de dúvida.
Meias e sapatos devem sempre se complementar em termos de área de uso. Uma meia de corrida e uma meia de caminhada são simplesmente projetadas de forma diferente.
3. Cuidados com os pés
Como o problema real sempre afeta os pés no final, eles também devem receber uma certa atenção. Se você é sensível, você pode experimentar passeios menores. Isso reduz o atrito e, portanto, a probabilidade de desenvolver bolhas. É igualmente importante garantir que seus pés estejam secos, caso contrário, os calos incharam e você ficará ainda mais propenso a falhas.
4. Treinamento dos pés
Andar descalço regularmente ajuda a tornar seus pés menos sensíveis. Os calos se formam gradualmente em áreas fortemente estressadas, que servem como uma camada protetora para tensões posteriores.
5. Fita
Se você tem manchas que sabe que são propensas a bolhas, uma camada de fita adesiva também pode ajudar.
É importante colar a fita na pele limpa e seca e certificar-se de que não enruga.
Caso contrário, isso pode levar a bolhas. As bordas da fita devem estar em áreas menos estressadas.
Você deve dar importância a uma fita têxtil forte e estável que não saia quando você transpira.